Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Ando sem tempo de postar.. escrevendo artigos, lendo muita coisa, e vendo filmes... vou ver se consigo fazer um post por semana, mesmo que seja so de filmes que vi... com curtos, mas bem curtos comentarios. 


Tout peut arriver Poster



Nancy Meyers parece gostar de tematicas parecidas (amores possiveis depois dos 50, principalmente chez mulheres separadas). Em 2003 ela fez esse, e em 2009 outro (It's Complicated, ali em baixo). E um mais ou menos igual (The Holiday) Até os cartazes se parecem. Mas são comédias romanticas engraçadas. A musica é de Hans Zimmer. Temas simples, adequados ao ambiente do filme (como acordeons, para Paris, etc).





The Notorious Bettie Page Poster
Assisti ao filme sem saber muito o que esperar. Bom filme, com uma historia bem inteligente. A musica é meio confusa no começo, misturando cançoes jazz de época, com um trecho instrumental orquestral meio deslocado. Mas depois ela se ajeita, e fica so no "jazz" (grande parceiro das prostitutas, ou mulheres independentes de filmes da década de 30,40 e 50... convenção formada la atras, mas muito utilizada até hoje). Vale lembrar que Mary Harron tambem dirigiu American Psycho, outro otimo filme, com uma historia bem contada e também uma critica à sociedade americana. 





Pas si simple Poster


Vi esse filme ja tem um tempo. Parace muito com o Something's Gotta Give (2003). Nancy sempre escolhe otimos atores, e as historias melosas passam facil junto com o talento de tais atores. Mais uma vez, Hans Zimmer e Heitor Pereira (que eu gosto bastante) fizeram a musica.






500 jours ensemble Poster


Não esperava muito desse filme e acabei tendo uma otima surpresa. Otimas atuações e boa historia. Mas o que mas me agradou : otima direção, fotografia e trilha sonora.

Se não me engano foi o primeiro longa metragem de Mark Webb. Ele tem uma dinamica muito interessante em cenas de "ação e reação" e pontos de vista.

A fotografia é muito bonita. As luzes e cores são um pouco rétro (mais amareladas) e saem do cliché de azul e laranja que a industria adotou ha alguns anos. Ela foi feita por Eric Steelberg (que também fez Juno e Up in The Air... dois filmes com otimas fotografias).

A utilização da trilha e a musica em si mesma são muito interessantes. Personagens interagem com a musica, junto ou em descompasso. A musica realmente é um motivador de algumas ações no filme. Boas sacadas de Mark Webb. Citações de Moon River, em assobio, quase como um chamado deram um toque meio misterioso ao filme (e nos reenvia à Beakfast at Tiffany's). A musica foi composta por Mychael Danna, Rob Simonsen dois otimos compositores (que participaram igualmente a trilha de Little Miss Sunshine). Bons temas, otima orquestração e boas escolhas de canções. Um bom exemplo de trilha sonora simples e efetiva... usada com criatividade e com um importante papel no filme.


The Ghost Writer Poster


Bom filme. A musica mesmo tendo sido premiadissima, nao me agradou muito. Gosto muito de Alexander Desplat, mas em Ghost Writer ele usa alguns intrumentos que sao associados à outros tipos de generos (como comédia por exemplo... ou mesmo filmes "natalinos"... talvez a parodia tenha sido intencional, mas nao me agradou não). O começo é extremament dramatico em termos musicais, parecendo quase uma parodia. Claro, a musica é muito bem feita, mas nao me agradou sua utilizaçao no filme. Achei muito "grandiosa" para o tema "intimista" do filme. Acho que Alexander vem perdendo sua caracteristica francesa de compor musica de filme, e se "americanizando" muito, e muito rapido. A trilha fica melhor sem o filme. O que é meio contraditorio... Mas otimo filme, com otimos atores e uma bela direção. 

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.