Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Um dos primeiros (se nao o primeiro) livros sobre a musique de filme em lingua francesa. 

O livro  Défense et illustration de la musique dans le film foi pulicado em 1963, e foi escrito por Henri Colpi. Colpi é o que eles chamam aqui de monteur, ele faz a ediçao do filme. Mas ele é também roteirista e diretor. 

O livro conta um pouco da historia da musica de filme, de uma maneira leve e um pouco datada (o livro é de 63, o que é normal). Impressiona a quantidade de exemplos e analises feitas pelo o autor, lembrando que em 63 nao havia VHS ou nada para reproduçao de filmes em casa. A unica fonte de pesquisa era ir ao cinema. Ele cita varios filmes, de varias nacionalidades, épocas e generos. 

Interessante também é o "lado da disputa" que Colpi toma. Ele defende o lado do compositor (algo que vai  até os anos 90 na literatura de musica de film...  mas mesmo hoje  existem autores  que vivem essa disputa de prioridades e importancia de cada meio). Ele chega até mesmo a dizer que "desde que haja musica, nao pode havar outro tipo de som, dialogo ou o que quer que seja para atrapalhar o desenvolvimento  da musica"... Nunca vi nenum filme realisado por Colpi, nao posso dizer se o que ele escreve é aplicado  em suas obras.

O livro é o unico que eu conheço que utiliza quase 100 paginas para discutir e analisar filmes musicais. Para ele o  filme musical compreende desde as "comédias musicas" (seriam os musicais da Broadway, os de Gene Kelly, etc), filmes sobre compositores, filmes sobre musicas, e filmes de animaçao (lembrando, que o ano do livro é de 63). 

Boa literatura do ponto de vista historico. Pelo conteudo teorico, existem livros mais interessantes, e mais faceis de encontrar. 

Abraços

CH  

2 comentários:

Unknown disse...

eu fico pensando é em como será o seu livro, quando publicá-lo. Certamente eu o compraria. Filme sem música é algo que não posso imaginar, nem sei se existe. Daí deduzo o quão importante deve ser uma tese sobre o assunto, principalmente se escrita com o seu jeito leve de escrever. Tenha um bom fim de semana, altamente produtivo, vendo bons filmes e comendo queijos.

maria neusa guadalupe disse...

Vou ter que aprender a ler em francês...os livros que vc cita aqui me estimulam a isso...beijos afrancesados.

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.