Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quarta-feira, 8 de junho de 2011

La Musique au cinema (Les Chemins de la musique) (French Edition)La musique au cinéma é mais um livro de Michel Chion sobre o som no cinema. Esse (claro) dedicado à musica. Os primeiros capitulos do livro sao dedicados à historia da musica no cinema (heranças, tecnologia, estética, usos, etc). Depois Chion mostra os usos da musica, como metafora, motivo, tema (a musica, ou compositores que sao o fio condutor da historia), funçoes, etc. Ele se basea muito nas pesquisas de Claudia Gorbman. Ele traz também um pouco da historia da musica no cinema frances (e nao so do cinema americano).

Chion sempre aproxima estudos de musica e de estética de filme, algo bem interessante e enriquecedor.

No final do livro ele traz um capitulo com algumas biografias dos principais compositores de trilhas sonoras, assim como alguns diretores importantes. Ele faz também uma "linha do tempo" com os principais filmes, ou principais marcos historicos, desde 1985 até 1995. 

Otimo livro. 

Abraços

CH 

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.