Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quinta-feira, 2 de junho de 2011



Sai com os olhos doendo do cinema hoje. Facil um dos piores filmes de super heroi dos ultimos anos (isso mesmo, coloco X-Men First Class no mesmo "saco" que mulher gato e demolidor). Mais para o final eu comecei a ficar com vergonha dos atores, das falas, das roupas, de tudo.... 

O filme é composto de esquetes, todas as sequencias tem um começo, meio e final, quase como um sitcom de duas horas de duraçao. Alguns efeitos especiais foram muito bem feitos, enquanto outros nao... atuçoes muito ruins (mas nao por conta dos atores, mas a direçao deixou a desejar muito... existe um ditado que é assim : antes o diretor movia os atores, agora ele move a camera, e é isso mesmo que acontece). Close-ups obvios, "casos amorosos" forçados (sem desenvolvimento nem nada). Em Hollywood a tradiçao nas historias é sempre ter a historia principal + um caso amoroso... mas dai a colocar um beijo ali e outro acola para ter alguns "casos de amor" é forçar demais...

A lente se ajusta a todo momento, de pequenos planos para grandes. Como se repete muito, para mim virou um motivo, que até agora nao consegui entender. 

O prologo é simplesmente inaceitavel, vergonhoso e ja da uma ideia de como sera todo o filme (deveria ter saido do cinema nessa hora). O final também é vergonhoso (tive vergonha literalmente)

A musica foi outro problema. Nao conheço muito bem o personagem de Kevin Bacon, mas deram a ele um tema musical diégético (talvez para lhe dar um "ar" de culto, burgues, ou algo assim) que nao se desenvolve e nao faz a minima diferença para a historia (ou para o filme). A trilha sonora extra diégética é super previsivel, com seus temas de gloria e de batalha... a musica é bem feita (nao me entendam mal), mas com uma utilizaçao vergonhosa também.  Ela foi composta por Henry Jackman

Mas o filme tem  pontos positivos : as piadas. Ele faz algumas referencias e ri de si mesmo. Essas foram as poucas partes boas. 

Ainda estou meio revoltado por ter pago quase 7 euros para ver esse filme, mas acho que minha opniao nao vai mudar muito nao. Nao recomendo, guarde seu dinheiro para ver outra coisa. E deixando de ir ao cinema para ver X-Men você ainda estara contribuindo para que eles nao façam mais uma sequencia...

Abraços

CH

17 comentários:

Arbiter Elegantiarum disse...

Entende muito de cinema, parabéns. Para uma menina de 12 anos claro.

Wilson disse...

Acho que usou a palavra "vergonha" com muita frequencia no seu texto e eu é que fiquei com vergonha de lê-lo.

Achei o filme ótimo, finalmente deram ao Magneto a personalidade que o fez tão famoso.

E comentar sobre closes e a lente do filme é demais para um espectador que obviamente não viu a arte do filme.

carlos henrique disse...

Imagino que algumas pessoas tenham gostado do filme mesmo... uma das teorias que eu gosto muito diz que a gente prefere (ou gosta mesmo) daquilo que a gente foi exposto mais vezes durante a nossa vida (seria o efeito de exposiçao)... e ao ser exposto à algo a gente pode preve-lo mais facilmente (efeito de prever, ou prediçao...) e essa é uma das maneiras que fazem a gente gostar da "coisa" (a gente prefere comidas que estamos acostumados, musicas, artistas, filmes, historias, etc)... e é em cima disso que grande parte dos Blockbuster americanos se apoiam para vender mais, com maneiras de contar historias parecidas, fotografias, musica, etc (a industria da musica também o faz, de varias maneiras)... mas isso nao significa que o filme seja bom... significa que ele joga com o seu poder de previsao e com o seu conhecimento prévio da "linguagem" cinematografica... e isso é claro em X-man (ou qualquer outro blockbuster).

bom, eu acho que usar arte ao falar de um blockbuster americano é algo realmente controverso, e bem questionavel...

mas é com divergencias que o mundo anda para frente....

obrigado pelo comentario

abraços

CH

Marcos Mello disse...

To bem junto na idéia do Wilson... É muita critica pra um mero espectador... Mas infelizmente sou obrigado a conviver com seu julgamento infame... Me admiro muito vc criticar um filme que tem alcaçado um gde numero de espectadores no mundo... Será q estão tdos tão cegos assim, ou só a sua visão q é meio turva msmo? rs...
Enfim nem vou prolongar mais mano... Afinal não existe gosto bom ou ruim, mas sim apenas o gosto...

carlos henrique disse...

Sim sim, como diria o velho proverbio "gosto nao se discute"... mas "detalhes" tecnicos, estéticos sim...

essa é a "beleza" do blockbuster, construir espetaculo para ganhar publico... assim como fez Avatar, e outros tantos filmes mais (desde a decada de 70)...

mas sao meros espectadores que fazem esses filmes terem continuaçoes, cada uma pior que a outra... infelizmente contribuirei para isso também (pois vi o filme no cinema, e ajudei no box office)

e sao meros espectadores (as vezes sem muito recuo e olhar critico) que ajudam Hollywood a fazer sempre as mesmas coisas, e empurrar "goela abaixo" filmes como esse, com boxoffice como argumento de qualidade.... "se todo mundo viu, você nao pode ficar de fora" e assim construimos uma industria cultural que joga lixo na nossa cara e a gente gosta....

gostar de algo assim nao é problema nenhum (eu também tenho meus blockbusters preferidos), mas o importante é saber do que gosta e porque gosta, e saber também que existem alternativas à esse tipo de "linguagem cinematografia", e que ao abrir um pouco o nosso universso cinematografico, é importante notar que esse tipo de filme é pobre em varios aspectos...

mas concordo com você, nao faz mal nenhum gostar disso (X-man e cia)....

abraços

CH

Anônimo disse...

na boa, vc postou este monte de besteira apenas tentar mostrar q vc tem um ponto de vista deveras diferenciado, mas a unica coisa q ficou claro e que talvez valha a pena somete pra vc, é que sua escolha de profissão nao foi adequada.

Bachur disse...

voce e tão critico quanto as spice girls, ta batendo de frente com NYT, FOLHA, ESTADÃO, LE MONDE, entre outros...Mas como percebe-se, tua base é o Omelete.com, infame!

Anônimo disse...

Desculpa mas vc não deve entender bem de quadrinhos ... e nem de cinema.
Gustavo

Anônimo disse...

Aff, ridículo gente que acha que a sua opinião é melhor que a dos outros, que critica só para parecer "culto".

Eu vi vários críticos falando bem do filme. Pessoas que entendem de cinema. Gente que dá curso sobre cinema. E chega o dono do blog mequetrefezinho querendo ser o cara do contra...

Não estou dizendo que o filme é o melhor que já fizeram, nem nada disso. Eu gostei muito. Mas não vi muito embasamento na sua crítica. Parecia só alguém querendo "remar contra a maré" só para se mostrar mais inteligente, "não-manipulável".

Uma das críticas mais mal-feitas que eu já li. Um texto mal escrito. Me deu vergonha de ler.

Que triste.

Anônimo disse...

nao vi e nao pretendo ver essa porra...X-men tem q ser feito pela MARVEL.. ja chega dessas bizonhices feitas pela fox e com bryan singer no meio...

abraços

Carpa

carlos henrique disse...

Sasa, gostaria que você me mostrasse onde estao as besteiras, e me explicasse o porque... falar por falar nao é contrutivo e nao acrecenta em nada em uma discussao....

Bachur, nao bato de frente com ninguem, grande parte das criticas dos jornais que você indicou descrevem o filme, da onde vem, para onde vai, e nao analisam, ou julgam valor... o unico "valor" citado é o boxoffice... gosto do omelete pela a rapidez de novidades e informaçao, e é o unico site que tem um formato bem feito (as noticias sao faceis de achar), mas as criticas, resenhas e etc nao sao o forte do site, nisso eu concordo com você... gostaria também que você me mostrasse onde bato de frente, para que fique mais claro o seu "argumento".

Anonimo 1, lia quadrinhos quando era mais novo, mas ja faz um bom tempo que nao leio (nada contra quem lê)... se você toma como base que "entender de cinema" é ver esse tipo de filme, acho que você tem um problema mais grave "que o meu".

Anonimo 2, nao penso que minha opniao é melhor que a dos outros, nao critico para parecer culto, mas desenvolver um pouco mais o pensamento nao faz mal pra ninguem, e deixar de ver as coisas com "olhos de fa" te da um pouco de perspectiva (nada contra ser fa e gostar das coisas...). As criticas boas que li do filme vieram da sua grande maioria de fas, e uma tendencia de novos filmes de super herois (depois da metade de 2000) é "jogar biscoitos" para fãs... compreensivel que fas falem bem, e principalmente desses "biscoitos"... se você pudesse me enviar o link dessas criticas de professores de cinema, ficaria grato, nao achei nenhuma que nao fosse somente descritiva (descrever é papel do critico, mas recuo também e olhar critico também)... Nao sou do contra, nem remo contra a maré, procure mais um pouco na internet que você encontrara varias pessoas "do meu lado", talvez menos revoltadas... se você se baseia no seu gosto para dizer que uma critica é mal feito, até entendo, mas nao concordo... dê-me argumentos.

Anonimo 3 (Carpa), é isso ai ! enquanto a fox estiver no meio vai ser complicado... mas o futuro nao parece muito animador... tomara que Vingadores seja um melhor filme

Abraços

CH

Xondius disse...

Não vi o filme e não entendo de críticas cinematográficas e muito menos de quadrinhos... hehehe... Só que até para um leigo como eu ficou claro que as críticas ao autor do blog são feitas por fãs dos x-men que se sentiram revoltados por terem seus pré-conceitos questionados. Tudo bem que o autor do blog é bem incisivo sua redação das críticas, mas ele realmente usa argumentos técnicos que não foram rebatidos por nenhum dos comentários. Os autores dos comentários sim, que deveriam se envergonhar. Estão prestando um desfavor ao filme, já que sequer sabem defendê-lo. Defende-se filme ou idéia com argumentos, não com ataques ao adversário. Todos os comentários são de uma pobreza sem tamanho, refletindo bem a pobreza do pensamento brasileiro, que se reflete em todas as esferas da sociedade.

Ana disse...

Se você pagou quase 7 euros para assistir ao filme, deduzo que está fora do Brasil. Sendo assim, recomendo assistir a uma versão com legendas em português, pois aparentemente você não conseguiu entender 90% dos diálogos. E aí realmente é complicado gostar de um filme quando não se entende quase nada do que foi dito. Ou então melhore seu inglês (mas isso vai levar mais tempo; e pode nunca vir a acontecer).

carlos henrique disse...

Ana, raramente vejo filmes com legendas, nao gosto (e nao preciso)... filmes como X-Men sao feitos para que nao importa qual pessoa (idade, nivel de ingles, etc) possa entender... as açoes sao "cortadas" em relaçao aos dialogos (tradiçao do cinema americano desde a decada de 30), e tudo é baseado em açao e reaçao imediata (outra "convençao" de filmes mais comerciais à partir dos anos 60 e 70)... até uma criança de 3 anos de idade poderia entender o filme sem falar nem uma linha de ingles... existe essa "contradiçao" : os filmes sao centralizados nos dialogos, mas nao precisamos deles para entender o filme (a industria de blockbuster nao pode deixar que nada interfira no entendimento do filme... e isso inclui a nao utilizaçao de dialogos "complicados")...

mas eu acho que achar um bom dialogo, a linha final de magneto "don't call me Erick... call me (close up) Magneto" de uniforme roxo e vermelho é um insulto à sua inteligencia, e à minha também...

abraços

CH

Agnostic disse...

Me permite pontuar algumas coisinhas que não consegui deixar passar e simplesmente desconsiderar?
Não sou crítica de cinema, não sou conhecedora de filmes, não sou atriz e muito menos diretora..
Sou uma desenhista
Desenhista auto-didata
Então com o passar de meu aprendizado, fui adquirindo técnicas de desenho e pintura que deduzi, sem ajuda, de que são funcionais
Como o próprio método científico utiliza: se funciona, é verdade, até que outra verdade tome seu lugar ou a destrua
Então acredito que posso usar isso também para construir filmes: se alguma coisa tem funcionado a algumas décadas, então é porque está certa
Não consegui entender suas críticas tão veementes ao filme já que tens noção de que esta fábrica sempre vai se utilizar do que está dando certo no cinema
Oras! Se eu quisesse desenhar uma paisagem usando tinta, teria que usar a técnica que funcione para que fique bonito e alguém compre
Muitos artistas não dá certo por querer usar outras técnicas... não os culpo por serem excêntricos (adoro excentricidades), mas a grande maioria da população não gosta disso
Estás me entendendo?
Mas bem, vamos aos pontos: acredito que o filme feito em esquetes seja para simular o mesmo efeito que temos ao ler uma revista em quadrinhos
Sobre os "casos amorosos": olha, não sei se você enxergou o mesmo que eu, mas acredito que os beijinhos que rolaram no filme foram uma tentativa, admito, frustrada de tentar fazer os personagens principais não parecerem tão homossexuais
Pois ao meu ver, o verdadeiro caso amoroso tradicional de Hollywood foi entre Erik e Charles. E para completar, teve um rompimento bem emotivo na cena da praia
Não entendi porque você não gostou do prólogo (não explicastes..)
No final eu aceito sua crítica: aquela bala não seria capaz de romper a espinha do Charles... mas qual outra explicação plausível e cabível você colocaria no filme para a paralisia do personagem? Não sou conhecedora de HQs também... mas nem no primeiro filme do X-men explicaram como o professor Xavier foi parar em uma cadeira de rodas
Sinceramente, gostei do filme, mesmo não sendo fã de X-men e nem de HQs.. e achei muita crueldade botá-lo no mesmo patamar do filme da Mulher-Gato (que odiei)
De qualquer modo, concordo com o ditado que diz que "Gosto não se discute, se lamenta", não é verdade?
Uma pergunta: quais filmes você recomendaria para nós, pobres mortais que não sabemos criticar um filme corretamente como vossa senhoria?

carlos henrique disse...

Em arte nao acredito muito em "verdades", mas sim em possibilidades... as criticas que faço aos "clichées" e formulas prontas é que eles acostumam o publico a um so tipo de possibilidade estética, narrativa, etc... e ao se familiarizar muito com isso, o espectador nao so ignora outras possibilidades, como nao as aceita... mas o que voce falou esta certo "se funciona, vamos continuar usando", essa é uma logica de mercado... mas isso "que funciona" sao emrpegados na grande maioria dos filmes americanos (principalmente blockbusters) e você acaba tendo tudo sempre do mesmo.... mudam-se nomes e personagens, mas nao as historias, narrativas e etc... o que aliena o publico e o fecha no mesmo mundo estético...

se a maioria da populaçao nao gosta, pra que mudar ? mas a maioria da populaçao pode escolher algo diferente ? acredito na possibilidade de escolha... assim como na musica, com o bombardeamento de sertanejos, axés na garrafa, etc. as pessoas realmente podem escolher do que gostar ? essa é uma questao complicada, que envolve muitas coisas... e com certeza, a politica de blockbuster nao é essa, ela é a de vender, e nada vende mais do que as coisas que ja conhecemos, com ligeiras mudanças para nao nos fazer adormecer

Gostei dessa sua visao sobre Charles e Erik, nao havia pensado nisso...

Nao me preocupo com explicaçoes plausiveis para os eventos do filme... se "estou" em um mundo onde pessoas voam, assumo que outras coisas extraordinarias possam acontecer...

Para criticar é preciso visao critica, e isso se basea na experiencia pessoal de cada um... acredito que ter um "vocabulario" filmico seja um começo... posso te sugerir alguns diretores classicos, so para começar : Bergman, Godard, Truffaut, Renoir, Hitchcock, Theodoros Angelopoulos, Fellini, Kurosawa, Malle, etc... esses sao alguns classicos, meio que obrigatorios... a lista poderia ser bem maior, mas comece com esses.

boas projeçoes

Abraços

CH

David disse...

BOAS.! EU TRABALHO NO CINEMA A ALGUM TEMPO E JÁ VI MUITA COISA AMIGO CARLOS. VIM TENTAR VER DA BANDA SONORA DO X-MEN PORQUE ACHO QUE HENRY JACKMAN TEM BONS SONS E DEPAREI-ME COM O TEU FÓRUM. . CONCORDO CONTIGO QUANDO DIZES QUE EXISTEM ALGUMAS FALHAS MICROSCÓPICAS (MAS QUE ESTÃO LÁ) NO FILME, MAS A CRITICARES TUDO DESTA MANEIRA ASSIM, ACHO QUE JÁ ESTÁS A ERRAR . .. . JA VI O MESMO FILME MAIS DO QUE UMA VEZ NO CINEMA PORQUE NÃO PAGO NÃO É ( :D ) E HÁ FILMES QUE ESTÃO PERFEITOS EM TODAS AS CENAS, E OUTROS QUE ESTÃO MENOS BEM . . O TRANSFORMERS DA MAIS RAZÕES PARA TU CRITICARES DESTA MANEIRA DO QUE O X-MEN E EU VOU-TE DIZER PORQUÊ!!: EZISTEM CENAS NO FILME ONDE NOTAS OS CONDUTORES DENTRO DOS CARROS, NOMEADAMENTE O DUMBLEDEE, O PRIME, UM OU OUTRO MÉGATRON, ETC ETC . . EU QUANDO REPAREI NEM CRIA ACREDITAR NO QUE ESTAVA A VER. . . MAS SÓ AO VER O FILME PELA SEGUNDA VEZ (no cinema) REPAREI NESSAS MESMAS FALHAS !! E ATENÇÃO QUE É O MICHAEL BAY.. .. .. OS REALIZADORES E PRODUTORES SABEM PARA ONDE O PUBLICO VAI OLHAR QUANDO A TELA ESTA EM REPRODUÇÃO, E POR VEZES ESQUEÇEM-SE DE REVER OUTROS PEQUENOS PORMENORES OU FALHAS QUE FICÃO PARA TRÁS . . NA SEGUNDA VEZ QUE VI O FILME, JA NÃO OLHEI PARA OS MESMOS SITIOS QUE OLHEI DA PRIMEIRA VEZ NO DECORRER DO FILME. . TENTA PENSAR NUM GUIÃO E FAZER UMA CURTA METRAGEM. . sÓ PEÇO ISSO, E DEPOIS VERÁS O TRABALHO QUE IRÁS TER PARA FAZERES APAREÇER 20 SEGUNDOS DE FILME . . É SO A MINHA OPINIÃO !! NÃO SE PODE AGRADAR A GREGOS E TROIANOS !! FIQUEM TODOS BEM !!

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.