quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
07:53 | Postado por
carlos henrique |
Editar postagem
Ando sem tempo de postar.. escrevendo artigos, lendo muita coisa, e vendo filmes... vou ver se consigo fazer um post por semana, mesmo que seja so de filmes que vi... com curtos, mas bem curtos comentarios.

Nancy Meyers parece gostar de tematicas parecidas (amores possiveis depois dos 50, principalmente chez mulheres separadas). Em 2003 ela fez esse, e em 2009 outro (It's Complicated, ali em baixo). E um mais ou menos igual (The Holiday) Até os cartazes se parecem. Mas são comédias romanticas engraçadas. A musica é de Hans Zimmer. Temas simples, adequados ao ambiente do filme (como acordeons, para Paris, etc).

Assisti ao filme sem saber muito o que esperar. Bom filme, com uma historia bem inteligente. A musica é meio confusa no começo, misturando cançoes jazz de época, com um trecho instrumental orquestral meio deslocado. Mas depois ela se ajeita, e fica so no "jazz" (grande parceiro das prostitutas, ou mulheres independentes de filmes da década de 30,40 e 50... convenção formada la atras, mas muito utilizada até hoje). Vale lembrar que Mary Harron tambem dirigiu American Psycho, outro otimo filme, com uma historia bem contada e também uma critica à sociedade americana.

Vi esse filme ja tem um tempo. Parace muito com o Something's Gotta Give (2003). Nancy sempre escolhe otimos atores, e as historias melosas passam facil junto com o talento de tais atores. Mais uma vez, Hans Zimmer e Heitor Pereira (que eu gosto bastante) fizeram a musica.

Não esperava muito desse filme e acabei tendo uma otima surpresa. Otimas atuações e boa historia. Mas o que mas me agradou : otima direção, fotografia e trilha sonora.
Se não me engano foi o primeiro longa metragem de Mark Webb. Ele tem uma dinamica muito interessante em cenas de "ação e reação" e pontos de vista.
A fotografia é muito bonita. As luzes e cores são um pouco rétro (mais amareladas) e saem do cliché de azul e laranja que a industria adotou ha alguns anos. Ela foi feita por Eric Steelberg (que também fez Juno e Up in The Air... dois filmes com otimas fotografias).
A utilização da trilha e a musica em si mesma são muito interessantes. Personagens interagem com a musica, junto ou em descompasso. A musica realmente é um motivador de algumas ações no filme. Boas sacadas de Mark Webb. Citações de Moon River, em assobio, quase como um chamado deram um toque meio misterioso ao filme (e nos reenvia à Beakfast at Tiffany's). A musica foi composta por Mychael Danna, Rob Simonsen dois otimos compositores (que participaram igualmente a trilha de Little Miss Sunshine). Bons temas, otima orquestração e boas escolhas de canções. Um bom exemplo de trilha sonora simples e efetiva... usada com criatividade e com um importante papel no filme.

Bom filme. A musica mesmo tendo sido premiadissima, nao me agradou muito. Gosto muito de Alexander Desplat, mas em Ghost Writer ele usa alguns intrumentos que sao associados à outros tipos de generos (como comédia por exemplo... ou mesmo filmes "natalinos"... talvez a parodia tenha sido intencional, mas nao me agradou não). O começo é extremament dramatico em termos musicais, parecendo quase uma parodia. Claro, a musica é muito bem feita, mas nao me agradou sua utilizaçao no filme. Achei muito "grandiosa" para o tema "intimista" do filme. Acho que Alexander vem perdendo sua caracteristica francesa de compor musica de filme, e se "americanizando" muito, e muito rapido. A trilha fica melhor sem o filme. O que é meio contraditorio... Mas otimo filme, com otimos atores e uma bela direção.
Abraços
CH
Marcadores:
Filmes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
About Me
Sites Interessantes
- Artesaos do som
- Award Area
- Bibliothèque Musicale Petrucci
- Books
- Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro
- Cine Cachoeira
- cinema em cena
- Cinezik
- Classic Cinema OnLine
- Congresso Brasileiro de Cinema
- Daniel Levitin
- Designing Sound
- Digital Concert Hall
- Film Music Magazine
- Film Score
- Film Score ClickTrack
- Film Score Monthly
- Film Sound
- Filme Cultura
- Filmes no Youtube
- Filmes no Youtube 2
- Fou de Musique
- Hearing The Movies
- Historia do Cinema Brasileiro
- Lipscomb
- Matrizes
- Michel Chion
- Mind Of Music
- Mnemo Cine
- Music and the Moving Image
- Musique de Film
- Philip Tagg
- Score Track
- Screen Site
- Socine
- Sound Designers
- Tarkovsky
- The Frodo Franchise
- The Journal of Film Music
- The Soundtrack
- TrackSounds
- Underscores
- Viva Cine
Blogs Interessantes
-
-
-
-
Luto pelo macaco-robôHá 8 anos
-
-
-
Odds and EndsHá 12 anos
-
-
-
-
-
Marcadores
- Analises (3)
- Animaçoes (1)
- Artigos Memoria (1)
- Artigos Musica de Film - Psico. (2)
- Artigos Musica de Filme (1)
- Autores (4)
- Compositores (3)
- Divulgação (1)
- Documentarios (5)
- Filmes (49)
- Livro : Historia Cinema (2)
- Livros : Musica (1)
- Livros : Musica de Filme (20)
- Livros : Neuro/Psico. (1)
- Livros : Psicologia Musica (1)
- Livros : som no cinema (1)
- Livros : Teoria Cinematografica (4)
- Partituras (2)
- Sites (9)
- Sobre mim (4)
- Teoria (2)
- Youtube (1)
Seguidores
Total de visualizações de página
275,850
Quem esta ai ?
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário