Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011



Livro referencia na analise de musica em "instancias de multimédia" (como diria o propio COOK). Seu modelo de analise é o ponto mais conhecido de seu livro, mas seu método analitico e seu pensamento critico em relaçao à analise "de midias musicais" sao pontos bem interessantes e tao importantes quanto seu modelo (vale lembrar que o livro foi escrito em 1998, e realmente nao existiam muitos métodos e modelos de analise na época). 

Para Cook uma midia se relaciona com outra (à partir de semelhanças entre elas, assim uma troca de atributos é possivel... como em relaçoes metaforicas) e um significado emerge dessa interaçao (por exemplo a musica se relaciona com o filme e a troca de atributos entre eles faz emergir um significado x). 

Cook sustenta que a musica nao tem um significado intrinsico à ela, mas que ela possui um "potencial de significaçao". E a realizaçao desse potencial se da em funçao do contexto no qual a musica é percebida (esse contexto pode, também envolver outras midias, como imagens, texto, etc.).

O livro conta com 6 analises (3 curtas analises no começo do livro, e 3 mais longas no fim) e muitos exemplos. Varios graficos, desenhos e partituras (mas seus graficos e figuras sao bem confusos e nem um pouco praticos). Cook coloca muitos textos em notas de "pé de pagina", o que é realmente chato apos 3 ou 4 longos textos em letras "miudas".

O livro conta ainda com uma otima bibliografia a ser consultada.

Com um pouco mais de tempo colocarei aqui, na parte de teoria, seu modelo analitico e um pouco mais de suas ideias.

Abraços

CH  

1 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Coloque sim..quero ler tudoooo...estou adorando conhecer sobre música de filme...beijos leitores.

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.