Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
O Instituto Lumière começou em janeiro a fazer uma retrospectiva da obra de Alfred Hitchcock. Essa retrospectiva esta sendo feita em comemoraçao ao lançamento do livro : Alfred Hitchcock, une vie d'ombres et de lumière, de Patrick McGilligan. O instituto lumière edita o livro. 

Eles montaram uma programaçao cheia de projeçoes (de quase toda a obra de Hitchcock), analises, conferencias, noite de autografos, etc...

é uma otima oportunidade de ver seus filmes na grande tela. 

Comprei ingressos para varias noites, as que ja passaram foram : 

Fenêtre sur cour Poster


Um dos meus filmes prediletos de Hitchcock. Com a camera em um so "lugar" ele consegue fazer um filme cheio de suspense e humor. Uma aula de direçao... Ve-lo na grande tela nos faz perceber detalhes que sao dificeis de perceber em casa (no computador e na tv). 

A trilha sonora e sons ambientes sao outra marca registrada de Hitchcock, e em Janela Indiscreta, suas construçoes de humor, psicologicas, etc, sao bem marcantes.

Imperdivel.

Rebecca Poster

Outro dos meus preferidos de Hitchcock. Esse foi seu primeiro filme produzido nos EUA, e sobre a produçao (com maos de ferro) de David Selzinick. Selzinick é conhecido por suas produçoes inflexiveis, onde o diretor nao tem quase poder algum sobre suas escolhas, e mesmo sobre a montagem do filme. Com Rebecca nao foi diferente, quase todas as escolhas de atores foram feitas por ele, o compositor foi escolhido por ele (a musica foi composta pelo celebre Franz Waxman)... Hitchcock ainda contou com a sorte de seu filme nao ter sido muito mudado na fase final de pos produçao. 

Pela primeira vez Hitchcock passa por diverssas censuras : a do propio estudio, imposta pelo codigo Hays (que regulamentava varias coisas, como por exemplo um casal so podia dormir junto se eles fossem casados, o "bandido" deveria ser sempre punido, entre outras coisas). Em Rebecca, Hitchcock "contorna" algumas imposiçoes do codigo, mas mesmo assim ele é seguido a risca... 

Hitchcock também experimenta a "avant première" do filme. Nos EUA é comum o filme, apos finalizado, ser visto por uma plateia heterogenia, onde cada pessoa ganha uma ficha e escreve o que pensa do filme (desde a atuaçao de um ator, até trilha sonora, duraçao do filme, etc). Assim, o estudio, ja com essas avaliaçoes, pode mudar o filme antes da saida oficial nas salas de cinema. 

Seria bem complicado fazer uma analise de Rebecca em poucas palavras, o filme é tao cheio de detalhes, que a cada vez que vejo (essa foi a terceira) eu percebo algo diferente... mais para frente posto alguma coisa sobre a musica, os sons e algumas imagens (motivos) do filme. 

Mas é interessante ver a influencia do filme Rebecca sobre Citizen Kane (1941) de Orson Welles. Mas é engraçado saber que Hitchcock decidiu fazer a adaptaçao do livro Rebecca apos ouvir uma adaptaçao para a radio, feita por... Orson Welles ! Welles chega mesmo a citar Rebecca em alguns planos e sequencias de seu filme...
   
Até a proxima

Abraços

CH

1 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Há anos não vejo um filme desse cineasta genial...beijos invejosos.

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.