domingo, 27 de março de 2011
11:03 | Postado por
carlos henrique |
Editar postagem
Filme Express, breves comentarios sobre 3 filmes :
A trilha foi composta por um dos três compositores de maior influencia do "periodo classico" : Erich Wolfgang Korngold. A utilizaçao da musica é bem classica, claro (leitmotifs, caracterizaçao de lugar, direçao de atençao, etc). O filme poderia servir mesmo como um modelo da trilha sonora classica e suas convençoes construidas nos anos 30 e executadas à exaustao nos anos 40. Korngold influenciou muitos compositores importantes de musica de filme, como por exemplo (30 anos mais tarde) John Williams (em uma sequencia, quando os "piratas" escapam do navio espanhol, é possivel mesmo escutar dois motivos que John Williams usa em toda a saga Star Wars).
Composta por David Raksin, o filme tem umas das trilhas sonoras de maior sucesso da historia do cinema. David Raksin faz parte também de uma segunda geraçao de compositores importantes e influentes, tanto pela trilha de Laura, mas também por sua "linguagem musical" mais moderna.
A trilha sonora de Laura contem um so tema musical : o tema Laura. O tema ajuda a criar a obsessao pela personagem Laura, a substituindo, tomando seu lugar em grande parte do filme. A musica ajuda bastante a narrativa, que tem varias falhas. O tema ficou muito conhecido, ganhando letra e virando single. Ele foi extremamente importante para a industria do cinema, que viu essa possibilidade de vender o filme "sem o filme". Dai em diante, houve uma ploriferaçao de temas principais, que eram cançoes ou que virariam cançoes para serem vendidas como discos.
A trilha de Laura foi inovadora, mostrando novos caminhos para a utilizaçao do material musical e da "aplicaçao" da trilha (mesmo contendo todas as outras convençoes da trilha sonora classica).
A trilha foi composta por Miklos Rozsa. Outro compositor da "segunda geraçao" de compositores influentes e com "novas linguagens" musicais (musica atonal, etc).
Outro ponto de inovaçao na utilisaçao da trilha sonora. A musica começou a "circular" a narrativa, quase funcionando como um agente presente e ativa da narraçao (nao como Laura, mas fazendo parte da estrutura do filme). Demorou a fazer escola, mas foi bastate influente também.
Se nao me engano, boas analises desses filmes podem serem lidas no livro Settling the Score... bom, na verdade, quase todos os livros sobre musica de filme, uma hora ou outra, vao falar desses filmes...
Abraços
CH
Marcadores:
Filmes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
About Me
Sites Interessantes
- Artesaos do som
- Award Area
- Bibliothèque Musicale Petrucci
- Books
- Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro
- Cine Cachoeira
- cinema em cena
- Cinezik
- Classic Cinema OnLine
- Congresso Brasileiro de Cinema
- Daniel Levitin
- Designing Sound
- Digital Concert Hall
- Film Music Magazine
- Film Score
- Film Score ClickTrack
- Film Score Monthly
- Film Sound
- Filme Cultura
- Filmes no Youtube
- Filmes no Youtube 2
- Fou de Musique
- Hearing The Movies
- Historia do Cinema Brasileiro
- Lipscomb
- Matrizes
- Michel Chion
- Mind Of Music
- Mnemo Cine
- Music and the Moving Image
- Musique de Film
- Philip Tagg
- Score Track
- Screen Site
- Socine
- Sound Designers
- Tarkovsky
- The Frodo Franchise
- The Journal of Film Music
- The Soundtrack
- TrackSounds
- Underscores
- Viva Cine
Blogs Interessantes
-
-
-
-
Luto pelo macaco-robôHá 8 anos
-
-
-
Odds and EndsHá 12 anos
-
-
-
-
-
Marcadores
- Analises (3)
- Animaçoes (1)
- Artigos Memoria (1)
- Artigos Musica de Film - Psico. (2)
- Artigos Musica de Filme (1)
- Autores (4)
- Compositores (3)
- Divulgação (1)
- Documentarios (5)
- Filmes (49)
- Livro : Historia Cinema (2)
- Livros : Musica (1)
- Livros : Musica de Filme (20)
- Livros : Neuro/Psico. (1)
- Livros : Psicologia Musica (1)
- Livros : som no cinema (1)
- Livros : Teoria Cinematografica (4)
- Partituras (2)
- Sites (9)
- Sobre mim (4)
- Teoria (2)
- Youtube (1)
Seguidores
Total de visualizações de página
275,864
Quem esta ai ?
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário