Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Composing for The Films é o resultado do projeto de pesquisa sobre musica de filme financiado pela Rockefeller Foundation. A pesquisa foi realisada pelo compositor Hanns Eisler, e contou também com a participaçao de Theodor Adorno (nao creditado na ediçao original do livro, pois Eisler tinha alguns ideais comunistas e Adorno nao queria problemas com a "caça as bruxas"). O livro foi lançado em 1947. 

Os autores fazem duras criticas às utilizaçoes da musica em Hollywood. Nomeando-as mesmo de "maus habitos". Entre eles : o Leitmotif (as formas curtas do cinema e transiçoes rapidas entre situaçoes e cenas nao dao espaço para o bom desenvolvimento do leitmotif) ; Melodia (melodia de facil reconhecimento, cantavel e expressiva) ; a musica nao deve ser percebida conscientemente pelo espectador  (o que leva a musica banal) ; justificaçao visual (a fonte da musica deve ser justificada visualmente) ; ilustraçao (a musica imita movimentos, objetos ou animais que aparecem na tela, assim como ela "imita" o conteudo emocional e de humor das imagens) ; geografia e historia (a musica representa historicamente e geograficamente um lugar, etc) ; Stock Music (musicas que sao associadas à alguma situaçao visual simplesmente pelo seu nome) ; clichés (utilizaçao correntes de elementos musicais... por exemplo o tremolo em cordas para indicar suspense) ; interpretaçao standard (a dinamica da musica no cinema, raramente usa um pianissimo ou um fortissimo, ficando sempre em mezzoforte).

Apesar de todo o pessimismo e fortes criticas à musica de filme, os autores mostram algumas direçoes que podem ser tomadas para um uso "correto" da musica no cinema (como formas curtas, linguagem atonal, etc). 

Nao farei um resumo geral de todas as ideias do livro, recomendo fortemente a leitura.  

O importante ao ler é lembrar que o livro foi escrito entre 1940 e 1946, e nessa época esses "maus habitos" eram quase onipresente em trilhas sonoras hollywoodianas, e claro, a repetiçao cansa e mesmo "revolta" os mais engajados em questoes de estética, politica, etc. O momento historico também era propicio à tais criticas (mesmo o modo de produçao de filmes e suas trilhas sonoras ja havia viciado o mercado de trabalho, a estética das trilhas, etc). 

O livro é otimo estudo, sem muito recuo (até mesmo um pouco de "faça o que eu falo, nao faça o que eu faço" pois Adorno nunca vivenciou na pratica a vida de compositor de musica de filme, e varias criticas de Eisler podem ser vistas em seus filmes), mas mesmo assim um classico, que todos interessados em musica de filme devem ler.

Abraços

CH

3 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo, gostaria de saber onde que consigo este livro? Fico feliz por vocês estar lendo, pois ele revela coisas interessantes sobre a música, um abraço ;)

Sandro Casagrande Jr. disse...

Olá amigo, gostaria de saber onde posso conseguir esse livro? fico feliz por você estar lendo, eu sou músico, tenho 18 anos, já fiz música para alguns filmes independentes, queria saber mais sobre este livro :) um abraço cara

carlos henrique disse...

Ola Sandro,
na amazon você acha : http://www.amazon.fr/Composing-Films-Theodor-W-Adorno/dp/0826499023/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1355991369&sr=8-1

dê uma olhada no google também, talvez até em pdf dê pra achar...

o livro é bem téorico e "um pouco datado",com argumentações baseadas em ideologia, e uma noção não tão precisa de mercado (mesmo pra época)... mas é um classico, vale tê-lo na sua bibliotéca particular...

abraços

CH

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.