terça-feira, 5 de abril de 2011
02:09 | Postado por
carlos henrique |
Editar postagem
Os autores fazem duras criticas às utilizaçoes da musica em Hollywood. Nomeando-as mesmo de "maus habitos". Entre eles : o Leitmotif (as formas curtas do cinema e transiçoes rapidas entre situaçoes e cenas nao dao espaço para o bom desenvolvimento do leitmotif) ; Melodia (melodia de facil reconhecimento, cantavel e expressiva) ; a musica nao deve ser percebida conscientemente pelo espectador (o que leva a musica banal) ; justificaçao visual (a fonte da musica deve ser justificada visualmente) ; ilustraçao (a musica imita movimentos, objetos ou animais que aparecem na tela, assim como ela "imita" o conteudo emocional e de humor das imagens) ; geografia e historia (a musica representa historicamente e geograficamente um lugar, etc) ; Stock Music (musicas que sao associadas à alguma situaçao visual simplesmente pelo seu nome) ; clichés (utilizaçao correntes de elementos musicais... por exemplo o tremolo em cordas para indicar suspense) ; interpretaçao standard (a dinamica da musica no cinema, raramente usa um pianissimo ou um fortissimo, ficando sempre em mezzoforte).
Apesar de todo o pessimismo e fortes criticas à musica de filme, os autores mostram algumas direçoes que podem ser tomadas para um uso "correto" da musica no cinema (como formas curtas, linguagem atonal, etc).
Nao farei um resumo geral de todas as ideias do livro, recomendo fortemente a leitura.
O importante ao ler é lembrar que o livro foi escrito entre 1940 e 1946, e nessa época esses "maus habitos" eram quase onipresente em trilhas sonoras hollywoodianas, e claro, a repetiçao cansa e mesmo "revolta" os mais engajados em questoes de estética, politica, etc. O momento historico também era propicio à tais criticas (mesmo o modo de produçao de filmes e suas trilhas sonoras ja havia viciado o mercado de trabalho, a estética das trilhas, etc).
O livro é otimo estudo, sem muito recuo (até mesmo um pouco de "faça o que eu falo, nao faça o que eu faço" pois Adorno nunca vivenciou na pratica a vida de compositor de musica de filme, e varias criticas de Eisler podem ser vistas em seus filmes), mas mesmo assim um classico, que todos interessados em musica de filme devem ler.
Abraços
CH
Marcadores:
Livros : Musica de Filme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog Archive
-
▼
2011
(63)
-
▼
abril
(16)
- Livro : The Cognitive Neuroscience of Memory : an ...
- Livro : Dans les griffes de la Hammer
- Livro : House of Horror: The Complete Hammer Films...
- Livro : The Film Sense
- Livros : Music in the Horror Film: Listening to Fear
- Livro : Deleuze and Film Music
- Livro : Le Son En Perspective: Nouvelles Recherche...
- Livro : Analyser la Musique de Film (2010)
- Livro : The Spectre of Sound : Music in Film and T...
- Music for the Movies: The Hollywood Sound
- Cat People 1942 / Dementia 13 1963 / The Raven 196...
- Livro : Music from the House of Hammer
- Livro : Strains of Utopia, Gender, Nostalgia, and ...
- Hammer - The Studio That Dripped Blood
- Rosemary's Baby 1968 / The Hunger 1983
- Livro : Composing for The Films
-
▼
abril
(16)
About Me
Sites Interessantes
- Artesaos do som
- Award Area
- Bibliothèque Musicale Petrucci
- Books
- Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro
- Cine Cachoeira
- cinema em cena
- Cinezik
- Classic Cinema OnLine
- Congresso Brasileiro de Cinema
- Daniel Levitin
- Designing Sound
- Digital Concert Hall
- Film Music Magazine
- Film Score
- Film Score ClickTrack
- Film Score Monthly
- Film Sound
- Filme Cultura
- Filmes no Youtube
- Filmes no Youtube 2
- Fou de Musique
- Hearing The Movies
- Historia do Cinema Brasileiro
- Lipscomb
- Matrizes
- Michel Chion
- Mind Of Music
- Mnemo Cine
- Music and the Moving Image
- Musique de Film
- Philip Tagg
- Score Track
- Screen Site
- Socine
- Sound Designers
- Tarkovsky
- The Frodo Franchise
- The Journal of Film Music
- The Soundtrack
- TrackSounds
- Underscores
- Viva Cine
Blogs Interessantes
-
-
-
-
Luto pelo macaco-robôHá 8 anos
-
-
-
Odds and EndsHá 12 anos
-
-
-
-
-
Marcadores
- Analises (3)
- Animaçoes (1)
- Artigos Memoria (1)
- Artigos Musica de Film - Psico. (2)
- Artigos Musica de Filme (1)
- Autores (4)
- Compositores (3)
- Divulgação (1)
- Documentarios (5)
- Filmes (49)
- Livro : Historia Cinema (2)
- Livros : Musica (1)
- Livros : Musica de Filme (20)
- Livros : Neuro/Psico. (1)
- Livros : Psicologia Musica (1)
- Livros : som no cinema (1)
- Livros : Teoria Cinematografica (4)
- Partituras (2)
- Sites (9)
- Sobre mim (4)
- Teoria (2)
- Youtube (1)
Seguidores
Total de visualizações de página
275,859
Quem esta ai ?
Tecnologia do Blogger.
3 comentários:
Olá amigo, gostaria de saber onde que consigo este livro? Fico feliz por vocês estar lendo, pois ele revela coisas interessantes sobre a música, um abraço ;)
Olá amigo, gostaria de saber onde posso conseguir esse livro? fico feliz por você estar lendo, eu sou músico, tenho 18 anos, já fiz música para alguns filmes independentes, queria saber mais sobre este livro :) um abraço cara
Ola Sandro,
na amazon você acha : http://www.amazon.fr/Composing-Films-Theodor-W-Adorno/dp/0826499023/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1355991369&sr=8-1
dê uma olhada no google também, talvez até em pdf dê pra achar...
o livro é bem téorico e "um pouco datado",com argumentações baseadas em ideologia, e uma noção não tão precisa de mercado (mesmo pra época)... mas é um classico, vale tê-lo na sua bibliotéca particular...
abraços
CH
Postar um comentário