Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
bookjacketStrains of Utopia, Gender, Nostalgia, and Hollywwood Film Music foi escrito por Caryl Flinn e publicado em 1992.

O livro traz uma "nova" maneira de ver/ouvir a musica no cinema "classico" americano. A autora analisa o "retorno" à musica do final do periodo romantico utilizada pelas trilhas sonoras do periodo "classico" do cinema americano como nostalgia, ou a busca do "nao lugar".

Ela traz analises da musica e "a busca do objeto maternal perdido", entre outras coisas....

O livro tem195 paginas, e mais de 100 sao usadas para explicar, ou filosofar sobre seus conceitos de nostalgia, utopia, critica cultural, etc... e muito pouco (comparado às discussoes teoricas) é falado sobre a projeçao disso tudo na musica de filme. So nos ultimos capitulos a autora "analisa" alguns filmes...

Na minha opiniao, o livro serve como um complemento para os mais curiosos, que se interessam em questoes de genero (masculino/feminino) e filosofia/sociologia... nao vejo uma importante contribuiçao para o estudo da musica de filme, tanto em estética como em historia...

Tendo coisas mais importantes para ler, sugiro "pular" esse livro... ou ler quando tiver um pouco mais de tempo.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.