Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Filmes dos anos 90 express :

Closet Land Poster


Não gosto de falar assim de filmes, mas esse foi dificil de ver até o fim. O começo do filme é bem interessante do ponto de vista do som, pois nao vemos nada e todas as informaçoes sao "passadas" por ele (algumas passagens no decorrer do filme sao sonoramente interessantes também). Mas é so. Nao costumo reclamar de problemas tecnicos como ver a camera em um espelho, ver os microfones e etc, mas no começo de Closet Land chega a ser até engraçado, pois sao varios minutos com os microfones aparecendo. Quem quiser ver, tem o filme completo no youtube, é so clicar aqui e ir carregando as outras partes.


Proposition indécente Poster


Classico dos anos 90. O filme tem uma historia interessante, um bom desenvolvimento e um final meio forçado. A musica foi composta por John Barry lenda à até pouco tempo viva (ele faleceu no começo de 2011). A musica original do filme é muito bonita e bem feita. Ja as musicas que nao sao de John Barry sao bem aleatorias. O mais engraçado foi reconhecer no tema principal do filme (na verdade é na musica logo no começo do filme, que nao é o tema principal) o motivo da musica Life and Death de Lost ! Acho que é coincidência, pois a "referencia" vem de um trecho nem tao importante na melodia de Barry.

Vejam à 42 segundos nas cordas.


E aqui à 45 segundos no piano.

ps : essa foto ai do video é igual à foto da minisérie Band of Brothers de 2001. 


Virtual Desire Poster


Me recuso a falar desse filme. Esse foi o segundo filme, em toda a minha vida, que eu nao consegui ver até o fim. Ele é um pseudo sex thriller, muito mal feito. Sem mais comentarios. 






Seven Poster


Otimo filme, classico. Vi o filme ja tem alguns meses e para falar a verdade nao me lembro muito da musica . Vou ter que rever , pois a musica é de Howard Shore (o mesmo compositor de senhor dos aneis). 





Psycho Poster


Remake do classico de Hitchcock de 1960. Refeito quase plano por plano mas com muitas modificaçoes mais "profundas". Varios "codigos" vigentes no final dos anos 50 foram "quebrados" ou "burlados" por Hitch e nao fazia mais sentido em 1998 refaze-los todos (exatamente como na versao de 1960). Atuaçoes desastrosas, com resalva para Vince Vaughn que fez um otimo Norman Bates. Mas as piores "trangressoes" em relaçao ao filme original e mesmo à propia historia do filme foram feitas na musica e no som. 

A musica teve varios pedaçoes "imendados", e algumas modificaçoes. Ela perdeu grande parte de seu efeito.

Com relaçao ao som, no original nao temos fontes sonoras no filme. Isso tem um motivo : quem "controla" o som é a "mae" de Norman Bates. Nao ter fontes sonoras no filme de 1960 nao foi uma escolha ao azar de Hitch. Ao ter uma fonte sonora acousmatique, ou seja, que nao podemos ver a fonte, o personagem ao qual esse "som" pode ser atribuido "ganha poderes" (por exemplo sendo onisciente, onipresente e onipotente). A mae cansada e doente que nao vemos no filme tem esse poder "amendrotador" justamente por nao podermos ver seu rosto... e qualquer manifestaçao sonora dentro do filme "faz" parte da mae, e tem o controle dela... na vesao de 1998 ao colocar um walkman com musica saindo dos fones Van Sant quebra toda o efeito produzido no filme, e essa musica acaba ganhando um aspecto estranho, quase que fora do filme ou de seu lugar.... Foi uma violaçao feita por Van Sant (proposital, pois ele da muita enfase no walkman a cada vez que ele aparece) que foi contra a "natureza" do filme, e que deixou o que ja estava mais ou menos, algo bem pior (talvez ele tenha colocado o walkman como fazendo parte da personagem que iria "descubrir" o segredo de Bates, colocando-a justamente como um "intruso" no universo do filme... talvez, talvez...). 

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.