Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Mais "filme express", dessa vez classicos obrigatorios : 

L'atalante Poster


Otimo filme frances com uma trilha sonora maravilhosa de Maurice Jaubert (um dos compositores de musica de filme mais importantes da França). A musica conduz o filme de uma maneira bem interessante. Ela guia a historia sendo importante tanto para os personagens quanto para o espectador. Uma obra de arte. 










Otimo filme ingles, com uma trilha sonora que é um dos marcos historicos da utilizaçao da musica no cinema. Ela foi composta por um dos compositores ingleses mais importantes do seculo XX : Arthur Bliss. A musica é quase ininterrupta, com uma grande orquestraçao (que é mesmo frenetica em alguns momentos). A sequencia do começo é a mais classica, quando um mundo em preparaçao para a guerra se "arruma" para o natal.







Mais um otimo filme ingles, de pos guerra. A trilha sonora é espetacular, e foi composta pelo, talvez,  compositor ingles mais importante do seculo XX : Ralph Vaughan Williams. As imagens do gelo, combinadas com a musica sao realmente desoladoras e ganham uma profundidade incrivel. Grande filme (que sai das convençoes hollywoodianas). Vaughan Williams, mais tarde, transformou a musica do filme em sua sinfonia antartica. 







Um bom filme (se nao me engano foi o primeiro grande papel de James Dean no cinema). A musica foi composta por Leonard Rosenman. Dean tomava aulas de piano com Rosenman e o apresentou a Kazan. A trilha sonora é bem original, sendo um marco na historia do cinema como sendo uma das primeiras trilhas (se nao a primeira) a empregar musica serial. Essa tecnica nao preenche o filme inteiro, e uma "luta" dos sentimentos do personagem de Dean parece estar associada à dualidade entre musica serial vs musical tonal (que fica bem clara no final do filme). Mas ela nao so representa seus sentimentos intermos, mas também sua relaçao com os outros personagens.




Otimo filme russo, adaptando Hamlet de Shakespeare. A trilha sonora foi composta por Dmitri Shostakovich, um dos compositores russos mais importantes do seculo XX. A trilha sonora  faz uma ligaçao bem interessante com o universo da historia. O filme é um pouco longo (3h) mas vale a pena ver/ouvir. 








O filme faz parte de uma trilogia (Trois Couleurs : Bleu, Blanc, Rouge). Cada filme faz uma referencia às cores da bandeira da França e uma de suas "qualidades". Bleu é sobre a liberdade (segundo o diretor os nomes foram escolhidos porque a França foi quem deu o subsidio, se fosse outro pais, seriam outras cores). A trilha sonora é utilizada de maneira bem original, de uma certa maneira fazendo parte do mundo diégético (do meu ponto de vista) sendo quase sempre subjetiva (ou seja, "ouvida" pela a personagem). Uma parte da originalidade da trilha sonora vem do fato que o compositor, Zbigniew Preisner nao tem um estudo "academico" de musica (aqui na europa seria o estudo de musica em conservatorio). O filme tem uma fotografia linda e conta uma historia muito triste.  Muito bom filme. 


Redner analisa esses filmes em seu livro. Alguns pontos sao deixados de fora por ele, mas no geral sao otimas analises. 

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.