Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quarta-feira, 25 de maio de 2011

Filmes pertubadores (década de 70) : 

Performance Poster


O começo do filme é alucinante, com planos muito rapidos e sons eletronicos (se nao me engano foi a pimeira trilha sonora a utilizar o sintetizador MiniMoog). Imagino que ver essa sequencia no cinema deva ser uma experiencia muito pertubadora, pois mesmo em casa eu comecei a ficar tonto. A trilha sonora é uma salada, assim como o filme, com musica eletronica, cançoes e intrumentos de orquestra. O filme é bastante violento e todos seu elementos (montagem, cores, musica, atuaçoes, etc) "ajudam" na criaçao de desconforto. Esse também foi o primeiro filme de Mick Jagger (em uma propagando do filme ele é creditado como sendo o compositor, o que nao é verdade) em um papel muito interessante. Sao inumeras as citaçoes dentro do filme, seria dificil lista-las todas. Sugiro assistir o filme com bastante atençao. A musica foi composta por Jack Nitzsche. Uma otima, e diferente, trilha sonora (na decada de 60 e 70, varios "experimentos" em forma, material e utilizaçao da musica foram feitos...  o sinfonismo so "volta" no fim dos anos 70, com Star Wars). Otimo filme. 


Soeurs de sang Poster


A historia é contada de uma maneira bem Hitchcockiana (Hitchcock é uma importante influencia nos filmes de Brian De Palma). A musica é de Bernard Herrmann (mais alguma coisa "vinda" de Hitchcock). A trilha se baseia em um tema curto bem infantil, mas que vai se tranformando atraves do filme, acompanhando bastante a narraçao... (algo que Herrmann sempre disse que nao fazia, mas que sua obra mostra outra coisa...)   o tema fica "macabro", bem dissonante quando a narraçao mostra algo "estranho", bizarro... a musica fica "misteriosa" quando a narraçao fica mais misteriosa, etc... muitos sao as reminiscencias da trilha de Psycho (como em quase todas as trilhas de Herrmann depois dos anos 60). Mas mesmo assim uma otima trilha (a sequancia do amante que leva o bolo para a cama é memoravel, um classico). Otimo filme. 

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.