Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sexta-feira, 20 de maio de 2011

Filmes de terror, ou fantasticos, ou ficçao cientifica express :

Docteur Jekyll et Mr. Hyde Poster


Esse filme  é creditado como sendo filme de terror, fantasia ou mesmo ficçao cientifica. A primeira sequencia em primeira pessoa (até entao nao muito usada) influenciou muitos filmes depois dele (como Halloween 1978 por exemplo). A trilha sonora é composta por varias "stock music", ou seja, musica pré existentes tiradas do repertorio classico, muitas vezes rearranjadas (o filme nao tem um so compositor, e sim varios arranjadores). O filme quase nao tem musica, se nao me engano sao 3 ou 4 cues durante todo o filme. Todas elas com fontes que justificam a origem da musica. A unica sequencia com uma musica de fossa (lendo aqui, em portugues seria fosso nao ? vou rever isso) fica mais no final do filme, e a musica que escutamos é a mesma do baile que acontece no começo do filme (e que é justificada por um grupo de musicos que tocam nesse baile). Isso faz a sequencia ser muito estranha, e a musica parece nao ter muita relaçao com tudo o que esta acontecendo. Curioso também é a sequencia da transformaçao do Dr Jekyll que nao tem musica, mas alguns sons sao trabalhados, um otimo exemplo de musica concreta em 1931 ! Dr Jekyll and Mr. Hyde é um filme que tem varias versoes, sendo uma primeira em 1920, essa de 31 e varias outras. E quando nao sao a mesma historia, sao "versoes". A Hammer fez uma versao, ja na sua fase decadente, que se chamava  Dr Jekyll and Sister Hyde.


Dracula Poster

Classico da Universal que deu inicio à todas as series de seus monstros fantasticos. A atuaçao de Bela Lugosi é marcante (depois de dracula ele quase sempre fez os mesmos papeis horripilantes). Nao sei se a versao que vi é a de 1999 que tem a musica feita por Philip Glass ou se é a original de 1931. O filme nao tem muita musica e a que tem nao é muito no estilo de Glass... entao imagino que vi a versao original. A musica segue ainda essa transiçao onde a musica procurava seu lugar (ela ja havia encontrado seu lugar na soundtrack, mas ainda nao existia as convençoes que conhecemos hj, que passaram a "existir" à partir de 1935). O legal também é ver que vampiros ainda nao tinham os grandes dentes caninos. Essa representaçao do vampiro predador pelos grandes dentes foi iniciada pela Hammer na década de 50.


Freaks - La monstrueuse parade Poster

O filme começa com um texto explicando o carater de documentario que ele tem. Durante muito tempo os circos de aberraçoes eram moda nos EUA mas nunca haviam sido filmados. Entao o filme registra esse tipo de show com um conto ficticio mas com artistas "bizarros" (talvez tenha alguma palavra melhor, mas nao consigo pensar em nenhuma) reais. A musica ainda tem sua fonte justificada (mesmo que a propagaçao da musica nao seja muito real), principalmente no começo do filme, e poucas musicas de fossa ao longo do filme. As tecnicas de dublagem, ou de sobreposiçoes de pistas sonoras começaram a serem dominadas à partir de 1932, 1933.. entao acredito que a musica que escutamos no filme (principalmente a musica "de circo" do começo) seja tocada ao lado da açao, fora do campo da camera (o que era muito comum de 1927 à 1930).

Vaudou Poster

Mais um filme de "terror" produzido por Val Lewton (responsavel por grande parte da produçao de filmes de horror dos anos 40). A musica mais uma vez é de Roy Webb. A decada de 40 foi uma decada de excessos nas trilhas sonoras, mas a grande maioria das produçoes de Val Lewton nao integravam uma grande quantidade de musica. Também é interessante notar que esses filmes de terror tinham sempre uma ameaça vinda do exterior (reflexos da guerra talvez...). Engraçado também a referencia ao quadro "Ilha da Morte" de Böcklin (a historia se passa em uma ilha, onde acontecem muitas coisas ruins.). Curioso é que o filme tem varios atores negros (muito raro na decada de 30 e começo da de 40). Atores negros eram comuns em filmes musicais, no sentido de uma performance filmada. Sao poucos os exemplos de filmes de ficçao com varios atores negros que participem da historia....    


L'île des morts Poster

Mais uma produçao de Val Lewton, e mais um filme com ameaças externas. Os sons do filme sao bem interessante. é engraçado ver que esses filmes de Val Lewton eram incrivelmente silenciosos (a gente escuta realmente o que "tem" que escutar... somente os sons que interessam para a historia... isso nao é novidade e nem acabou por ali, alias continua até hoje, mas com muito mais flexibilidade). A musica foi composta por Leigh Harline (conhecido por sua trilha de Pinoquio e Branca de Neve e os Sete Anoes). Para falar a verdade nao me lembro muito da musica, pois os sons me chamaram mais a atençao. Val Lewton mais uma vez cita o quadro "Ilha da Morte" de Böcklin (como em quase todos os seus filmes), nao so no nome, mas a imagem da ilha é a propia do quadro. Mais um filme com o eterno monstro de Frankenstein : Boris Karloff.




Otimo filme noir produzido pela Hammer. Gosto muito da direçao de Fisher. O filme também é conhecido nos EUA como The Unholy Four. A musica é muito boa, e foi composta por Leonard Salzedo, um otimo compositor. Na inglaterra, à partir dos anos 30, era comum "empregar" compositores "sérios" para compor musica de filme (iniciativa tomada por Muir Mathieson à partir dos anos 30, para agregar valor aos filmes com "boa musica" no lugar de musicas "mediocres"). Salzedo tem mais de 140 concertos, 17 ballets e 18 trilhas sonoras em sua carreira. Suas trilhas sao quase sempre atonais com poucos usos de leitmotifs. Esses filmes de pequeno orçamento da Hammer eram realmente muito bem feitos, tendo em conta todo o contexto de suas produçoes.  


La petite boutique des horreurs Poster

Otimo filme de "horror" (na verdade esta mais para comédia, ou filme noir) do mestre do "terror" Roger Corman. Seus filmes influenciaram toda uma geraçao. A dinamica dos dialogos sao incriveis, bem musicais, cheios de ritmo. O filme foi feito com um orçamento muito pequeno, sendo rodado em 2 dias e em cenarios de outros filmes. A musica é genial, composta por Fred Katz, com uma levada jazz em alguns momentos, mas em um linguagem atonal, sem muitos clichés. Adoro esse filme, principalmente por sua trilha sonora. Interessante também é que esse foi um dos primeiros filmes de Jack Nicholson em um papel, na verdade uma ponta, impagavel.

Da pra ver o filme todo aqui :


Bons filmes.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.