Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
domingo, 15 de maio de 2011
Filmes Jazz express :

Detour Poster


Otimo filme noire. A trama é bem interessante pena que o codigo Hays ja estava em vigor, e o final nao pode ser o que deveria ser (nao vou contar o final, mas a historia tem umas "votlas" interessantes, mas o final nao estaria de acordo com a moral e os bons costumes... nao sei se o fim da historia do livro é o mesmo do filme, mas o final que deram para o filme foi "meio forçado" e me parece claro uma possivel censura do codigo Hays). A trihla sonora é bem interessante e foi composta por Leo Erdody. Ela é quase o tempo todo uma variaçao da cançao Can't Believe That You're In Love With Me, que é a parte Jazz da trilha. Na decada de 40 o jazz ainda "estava preso" à diégése, fazendo parte da historia, emanando de fontes como radio, conjuntos, etc... Detour segue, com essa cançao quase "onipresente", o legado deixado por Laura, do "main title". Outro motivo da cançao é a relaçao que o personagem principal do filme tem com sua amada, o desejo de reve-la e a pressa em reencontra-la (ele é um pianista de jazz e ela uma cantora de jazz...) logo no inicio do filme temos uma longa tomada de seu grupo de jazz que toca essa cançao (em um playback bem interessante).


O filme esta no youtube, é so clicar aqui e ir seguindo a ordem. 


L'homme au bras d'or Poster


Otimo filme com uma otima atuaçao de Frank Sinatra. O Jazz ja havia integrado a trilha sonora (extra diégética) desde o começo da decada de 50 (mesmo no final dos anos 40). Mas segundo o compositor do filme, Elmer Bernstein (que nao tem nenhum grau de parentesco com o compositor Leonard Bernstein) sua trilha sonora foi a primeira a incorporar o jazz como elemento da soundtrack. Pois em A Streetcar Named Desire (1951) o jazz nao faz parte de toda a trilha sonora, mas em The Man With a Golden Arm o jazz "toma" uma grande parte da trilha. Nao concordo muito com isso, pois os elementos e o tema Jazz do filme estao presentes, quase sempre, nas sequencias dentro do bar, onde temos ao fundo, e as vezes em um primeiro plano, um grande radio, e a musica parece ter sua fonte ali... a mixagem em varias partes do filme também contribui à essa percepçao. Em sequencias longe do bar, o jazz sempre aparece quando um toca discos é ligado e etc. E quando os elementos jazz sao ouvidos em sequencias fora do bar, ou sem uma fonte precisa, a sensaçao é de uma grande "decalagem" entre musica e imagem. A trilha sonora também nao é exclusivamente composta com elementos de Jazz. 


Ascenseur pour l'échafaud Poster



Otimo filme. A trilha sonora foi composta/improvisada por Miles Davis (com Barney Wilen, sax tenor, René Urtreger, piano, Pierre Michelot, contrabaixo e  Kenny Clarke, bateria) Agora sim uma trilha sonora (extra diégética) inteiramente jazz. O carater improvisatorio da historia se reflete na trilha, e a trilha na historia, genial. 

  







Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.