Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Li esse artigo hoje. Ele é bem leve e muito interessante. O autor conta "os acertos e erros" cientificos do filme.

O artigo é bem curto e informativo... ele é de 2004.

O mais interessante, é a noçao de que toda vez que lembramos de uma coisa, a gente passa a ter uma "mémoria da mémoria"... a gente literalmente recria nossas memorias todas as vezes que nos lembramos delas.

Vale a leitura.

abraços

CH

2 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Aprendi: toda vez que lembramos,recriamos nossas memórias!maravilha!Beijos admiradores.

Totó disse...

Sobre a "construção" de nossas memórias tem algo que sempre conto quando tenho que dar uma aula ou uma palestra e a memória está envolvida.

Você já deve ter visto o "L'Homme qui aimait les femmes" do Truffaut. Vi o filme e li o livro. Não lembro se no filme tem essa cena, mas no livro tem um trecho muito bom.

O escritor vai à editora ver a prova final do livro e folheia algumas páginas. Ele lê um trecho no qual descreve um encontro com uma criança de vestido vermelho. Ele pergunta ao responsável do setor se é possível mudar uma palavra. Frente a resposta afirmativa, troca vermelho por azul. E o Truffaut arremata que o personagem nunca se esqueceu da garotinha de vestido azul.

É isso aí, o modo como descrevemos um evento afeta nossa memória. O ato de lembrar acrescenta e elimina partes. A construção nunca pára! Abraço

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.