Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Le récit filmiqueTerminei de ler hoje o livro "Le Récit Filmique"(1993) de André Gardies.

Muitos dos textos que falam sobre a musica de filme sao falhos ao descreverem ou ao analisarem elementos narrativos do filme. Esse estudo se faz necessario, e em francês se chama o estudo do récit cinematografico ou filmico (ainda nao encontrei uma traduçao boa para récit... talvez narraçao).

O livro é bem curto, para um assunto complexo, e as vezes até polemico.

Como o filme nos conta uma historia ? quais sao os elementos que o constituem ? quais sao suas particularidades ? por que o récit escrito, de romance por exemplo, é diferente do récit cinematografico ? Essas, e outras perguntas sao exploradas nos 8 capitulos do livro de Gardies.

Varios conceitos importantes sao discutidos ao longo do livro, como "o mundo diégético" e seus contratos com o espectador ; personagem ; o espaço ; o tempo ; ver e saber (questoes de interpretaçao do que a camera me permite ver e saber) ; a voz no filme.

O livro tem uma otima bibliografia também. Gardies se apoia em Roland Barthes, passando por Christian Metz, Michel Chion e outros tantos teoricos importantes no estudo da narraçao (escrita ou filmica).

O livro ainda tem um glossario no fim.

Recomendo a leitura.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.