Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
The Informer PosterOutro dia vi The Informer (1935) do diretor John Ford. A trilha sonora é de Max Steiner.

A fotografia do filme é muito bonita, cheia de sombras e contrastes( à la cinema alemao). As atuaçoes também sao otimas. A musica é bem interessante, bem no estilo Steiner de fazer musica (cheio de leitmotivs, etc). O mais engraçado é que ainda em 1935 a musica deveria "se justificar", sua presença no filme deveria ser justicada por algum evento na tela. Entao, varios pontos de sincronisaçao sao explorados por Steiner. Isso quer dizer que se ha silencio, logo que alguem bata uma porta (ou algo do genero), no momento do "clac" da porta, a musica começa (ou termina)... isso era muito comum logo no começo dos filmes falados...

O filme também começa quese "mudo", sem sonorizaçao, so musica e imagem. Uma "trangressao" ao cinema falado generalizado no fim dos anos 20 (nos EUA so Charles Chaplin continuou a fazer filmes mudos por convicçao e claro, por motivos comerciais... varios problemas vieram junto com os filmes falados, mas essa é uma historia para outro post).

Otimo filme. Recomendo.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.