Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
domingo, 28 de novembro de 2010

O filme é bem estranho, com um ritmo um pouco lento e sem tantos elementos "interessantes" a destacar. Vi The Cobweb mais interessado pela musica de Leonard Rosenman. A trilha é quase completamente serial... alguns téoricos a colocam como a primeira trilha sonora (quase inteiramente) serial da historia do cinema. Mas, algumas "experiencias" ja aconteciam no mundo dos desenhos animados desde os anos 40... é interessante notar que esses teoricos tomam como referencia o cinema americano, mas nao sou capaz de me lembrar de nenhum filme europeu com a trilha sonora composta pelo dodecafonismo serial de Schoemberg. Se alguem souber, nao deixe de comentar e nos dar essa dica... 

A principal funçao da musica no filme seria o que Chion chama de "som interno subjetivo". Seria o som "dentro" da cabeça dos personagens... mas a musica nesse sentido é capaz sobretudo de estabelecer "perfis psicologicos" e estados de humor...

Muito interessante, e Rosenman mostrou que é possivel construir melodias "bonitas" à partir desse tipo de estilo composicional. 

Abraços

CH 

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.