Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Antes de ontem vi o filme Blackmail (Chantagem e confissao), 1929, de Alfred Hitchcock. Blackmail é o primeiro filme ingles falado. é interessante como Hitckcock joga com isso, com essa expectativa de ver um filme falado... as primeiras sequencias do filme sao "mudas" (sonoras na verdade, mas sem fala), mexendo realmente com os nervos das pessoas que foram assistir a um filme falado e se depararam com um filme "mudo". Humor (bem estranho) tipico de Hitckcock.

Nao vou contar a historia (ja sabem porque), mas é um filme imperdivel. Com o selo Hitckcock de qualidade. O filme conta, claro, com mais uma das apariçoes do diretor. é engraçado ve-lo novinho.

Uma curiosidade é que a atriz principal Anny Ondra era tcheca e nao falva tao bem ingles (tinha um forte sotaque). Entao Hitchcock usou a atriz Joan Barry para dubla-la. Mas nao havia som pos-sinconizado ainda, como ele fez ? Joan andava junto com Anny, mas fora do quadro de visao da camera, e falava os dialogos. Enquanto Anny so mexia os labios... dublagem "ao vivo".

A sequencia do café da manha, é considerada também a primeira "mixagem" de som da historia do cinema (a palavra faca, é "sobreposta" ao som da sequencia).

A trilha sonora quase ininterrupta durante 84 minutos de filme também é remarcavel. Mas o filme é mais interessante pelos seus outros elementos sonoros : dialogos e efeitos sonoros.

Encontrei o filme completo no canal do youtube que postei outro dia:


abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.