Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Acabei de ver He Who Gets Slapped (1924) do diretor Victor Sjöström. O filme é um drama com um humor bem peculiar. Nao é bem um humor negro, ele é mais tragico, o filme literalmente ri da tragedia dos outros. Mas ele nao quer ser engraçado. é realmente muito estranho, estou tentando digerir ainda... 


Esse filme é importante em varios aspectos. Ele foi a primeira produçao da MGM. MGM é aquela compania do leao que ruge nos créditos do começo dos filmes... alias, esse é o primeiro filme em que ele aparece. 


O filme é cheio de simbolismos, quase poetico. Bem estilo europeu de fazer filme (o diretor, nao por acaso, é suiço). 


A versao que vi agora em casa tem uma musica bem estranha. Estranha no sentido de nao corresponder ao estilo da época, com sons de aplausos e risadas sobrepostos à propia musica. A trilha se interrompe em varios pontos do filme. Fiquei confuso, imagino que seja uma remontagem feita pela TCM. Curioso, procurei na internet para ver se encontrava o filme todo, ou pelo menos algumas sequencias, para poder comparar. Acontece que encontrei o filme completo, e de graça, disponivel on line. E a musica nao é nada parecida com a versao que tenho em casa. Fiquei intrigado com os sons sobrepostos que encontrei na minha versao, e acontece que nessa da internet, os efeitos sonoros (como risadas e tapas) sao feitos pela propia orquestra. Entao, acredito que essa versao on line seja mais proxima da versao de 1924. O compositor nao aparece nos creditos do filme, nem mesmo o IMDb credita o compositor do filme. 


Essa trilha sonora, da versao on line, joga mais com os sons de tela (musica diégética), como a musica da orquestra do circo. Ela passa de musica de fossa a musica de tela durante algumas partes, o que gera um efeito bem interessante, ainda mais vindo de uma unica fonte sonora (a orquestra). A trilha sonora ainda faz varias referencias a temas conhecidos (classicos ou populares). 


Nao vi essa versao on line, mas passei por algumas sequencias, ela me parece bem diferente dessa que eu tenho... até mesmo melhor. Assim que tiver tempo irei ver essa versao que encontrei na internet.


A musica e os "sons", assim como quase todos os elementos do filme, ajudam a criar esse senso de humor estranho. Cenas tristes com musicas alegres, sons que saltam da trilha sonora, que alias, nao segue a forma classica de trabalhar a musica no cinema america. Poucos leitmotivs também (nao me lembro de nenhum, talvez so o som interno da entrada do palhaço no picadeiro, mas que é mais uma vinheta, usada pela orquestra do circo).  


Recomendo fortemente  He Who Gets Slapped


Filme inteiro : 




Abraços




CH

3 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

aiaiaiai..comentei com LG e ele não sabia desse seu novo blog....vou repassá-lo pra todos da minha lista.Beijos leitores.

Felipe Américo disse...

Gostaria que você analisasse a trilha de Desenturas em Série. Adoro aquele filme e a trilha. Acho que o nome do compositor e Thomas Newman. Parabéns, vou sempre acompanhar aqui!

carlos henrique disse...

Ola, obrigado por acompanhar o blog... vi esse filme ja tem algum tempo e nao me lembro muito bem da musica. Vou reve-lo e coloco aqui minhas impressoes e analises da trilha, ok ?

até mais

abraços

CH

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.