Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Hoje li um artigo legal, mostrando as semelhanças entre o tema de abertura de Citizen Kane (composto por Bernard Herrmann, 1941) e Isle of the Dead de Rachmaninov (1909). O autor, William H. Rosar (nao so ele, como varios outros autores) liga ainda esses dois temas ao canto medieval Dies Irae. Os compositores, tanto Herrmann, quanto Rachmaninov, declararam em entrevistas a influencia dessa melodia na construçao de seus temas. Mas Herrmann jamais (claro) citou o tema de Rachmaninov, apesar de varios elementos em comum (5 notas/acordes, modos, ritmo, e tematica... a abertura de Citizen Kane tem como referencia o quadro Isle of the Dead, de Arnold Böcklin... fonte original da musica Rachmaninov).

29wlg5y

O autor ainda cita o começo do tema de Tarnhelm em Das Rheingold de Wagner (1869) como influencia para a construçao do tema de Herrmann.

O artigo se chama The Dies Irae in Citizen Kane, de William H. Rosar. é o capitulo 5 do livro Film Music : Critical Approaches, de 2001.


Abertura Citizen Kane

http://www.youtube.com/watch?v=pqz2rekeYMc  (a pessoa que colocou o video no youtube desativou a "integraçao" desse video em blogs e sites). A sequencia nao esta inteira...


Rachmaninov



Dies Irae



Wagner



abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.