Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
L'aurore PosterQuarta feira vi o filme Sunrise : A song of Two Humans, 1927 de Murnau.

O filme ainda ainda nao tem falas (é "mudo"). A versao que vi é a versao sonora da época, com a trilha gravada, mas que também era tocada ao vivo nas grandes salas de cinema.

Em relaçao a historia do filme, é engraçado notar que nenhum dos personagens tem nome propio. Mesmo nos créditos esta escrito "O Homem" "A esposa", etc. Sao entao esteriotipos, ou generalisaçoes de comportamento e posiçoes sociais (a mulher da cidade que invade o campo, corrompendo a comunidade, etc... bem machista diga-se de passagem... mas nos estamos em 1927, nao podemos esquecer.... o filme é uma adaptaçao de uma peça de teatro se nao me engano).

O compositor da  trilha sonora nao é creditado no filme, mas ela é atribuida sobretudo à Hugo Riesenfeld. Ela foi composta bem no estilo hollywoodiano classico, com orquestra sinfonica e varios leitmotivs (temas associados à personages, sentimentos, etc.). Mas é engraçado ver uma trilha sonora que mistura musicas de tela (ou som "in", ou musica diégética, ou seja, aquela que faz parte do mundo ficticio criado pela historia) e musica "de fossa" (a musica que vem de lugar nenhum, que "acompanha" as imagens... com varias aspas no acompanha....). é engraçado, porque o compositor mistura as duas, quando nos estamos escutando a banda de jazz que toca na tela, a gente escuta ao mesmo tempo a musica de fossa, aquele que "da clima" ao filme... essas sobreposiçoes nao sao raras no filme, mesmo sobreposiçoes de imagens... que podem ser atribuidas aos personagens, ajudando na construçao de suas personalidades, etc....

Outro fator importante da trilha é que a orquestra faz também os efeitos sonoros do filme. Nao todos, mas alguns importantes. Esse tipo de musica, que imita elementos da tela, imitando o som real a partir de instrumentos musicais é chamada de musica imitativa. Mas aqui ela nao so imita, ela passa a ser o som. Nao podemos mais dissociar a musica, os instrumentos musicais, dos sons internos do filme. é bem interessante ver como o compositor cria o som da maquina a vapor, a chuva, o vento e mesmo gritos de chamado... existem palmas e gritos também, que teriam sido feitos pelos propios musicos de orquestra, para dar "mais realidade" ao irreal.... nao que a musica ja nao o faça, mas isso é outra historia (que postarei em outra ocasiao, a musica como ferramenta para suspender  a realidade...)

Enfim, é um filme muito bacana, com varios pontos "analisaveis" do ponto de vista historico e de significaçao da trilha sonora...

Encontrei o filme dividido em 9 partes no youtube, vale a pena conferir. é so ir seguindo as numeraçoes.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.