Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sábado, 16 de outubro de 2010
Film Music: Critical ApproachesEssa semana terminei de ler o livro Film Music : Critical Approaches (2001). O livro reune varios artigos sobre musica de filme (hitoria, analises, teoria, etc.). Ele é bem interessante para quem estuda o assunto ou para quem se interessa em cinema de uma forma geral.

O livro é dividido em introduçao e 10 capitulos :

Introduçao : The Hidden Heritage of Film Music : History and Scholarship (K.J Donnelly).

O autor conta um pouco da historia da musica do cinema (do som no cinema). Mesmo sendo de 2001, o artigo ainda continua atual em relaçao as pesquisas relacionadas a historia da musica de filme (que sempre involvem questoes economicas, sociais, etc.). Ele passa também pelas pesquisas feitas nos ultimos anos em musica de filme, fazendo um sobrevoo bem resumido. Algumas pesquisas importantes ficaram de fora desse resumo, como as de Anabelle Cohen, Scott Lipscomb entre tantos outros... é engraçado como grande parte dos artigos em teoria de musica de filme se prendem ao livro de Gorbaman (1987), que apesar de importante, esta um pouco defasado em relaçao às pesquisas mais atuais... o livro continua sendo uma grande referencia, mas a ser vista (e lida) com cuidado e olhar critico...

Cap 1 : Analytical and Interpretive Approaches to Film Music (I) : Analysing the Music (David Neumeyer and James Buhler).

Os dois autores sao bem conhecidos do publico que pesquisa musica de filme. Nesse texto eles passam por elementos analiticos da musica de filme, mas considerando somente informaçoes musicais como ponto de partida da analise. Conceitos como leitmotiv, topics, entre outros sao abordados...

Cap 2 :  Analytical and Interpretive Approaches to Film Music (II) : Analysing Interactions of Music and Film (James Buhler).

Esse texto teve "mais a cara" de Buhler, sempre muito filosofico em suas colocaçoes, e sempre minucioso em suas analises. Ele sempre considera fatores historicos, e vai fundo em seus conceitos. Nesse artigo, suas discussoes nao sao novas, mas fazem um interessante resumo de "approaches" para analisar a interaçao entre musica e filme.

Cap 3 : "In the Mix" : How Electrical Reproducers Facilitated the Transition to Soun in British Cinemas (Michael Allen).

Artigo muito interessante sobre a passagem do cinema "mudo" ao cinema "falante" na Inglaterra. Informaçoes historicas baseadas em jornais da época formam a base do artigo. Chega a ser até engraçado pensar como os tecnicos se "viravam" para conseguir reproduzir musica e efeitos sonoros na década de 20, e começo dos anos 30. Excelente texto para quem se interessa sobre a historia do cinema.

Cap 4 : Kink Kong and Film Music : Out of the Fog (Peter Franklin).

O autor analisa  alguns trechos da trilha sonora de Kink Kong (composta por Max Steiner). Alguns trechos de sua analise sao justificadas com a discussao de generos no cinema. Interessante, mas se você for resistente a algumas questoes de genero vista pela psicanalise o texto se torna um pouco forçado... mas a analise tem bases interessantes, e o mais importante, o filme se justifica "em si mesmo"...

Cap 5 : The Dies Irae in Citizen Kane : Musical Hermeneutics Applied to Film Music (William H. Rosar).

Ja mostrei algumas coisas desse artigo aqui no blog. Bem interessante o artigo.

Cap 6. The documentary Film Scores of Gail Kubik (Alfred W. Cochran).

Texto bem interessante sobre a vida e obra de Gail Kubik. Para mim foi uma bela descoberta conhecer o trabalho desse importante compositor. Vale a pena procurar alguns filmes com a trilha composta por ele (como The Memphis Belle que postei outro dia) .

Cap 7. Embracing Kitsch : Wer,er Schoeter, Music and The Bomber Pilot (Caryl Flinn).

Nao conhecia o termo Kitsch (algo banalizado, literalmente quer dizer algo tirado do lixo). Bem interessante o artigo. Ele aplica o conceito à trilha sonora, e ao filme The Bomber Pilot... uma outra abordagem analitica...

Cap 8 : Performance and the Composite Film Score (K.J. Donnelly)

O autor analisa a trilha de Performance, que utiliza musicas pop como musica source (de tela, diégética) e de musica de fossa (extra-diégética).

Cap 9.: Sound and Empathy : subjectivity, Gender and the Cinematic Soundscape (Robynn J. Stiwell)

O autor vai fundo na questao de genero, partindo de teorias da psicanalise que estudam o cinema. De novo, para quem tem barreiras em relaçao a isso (eu sou um deles) vai achar as analises do autor meio forçadas. Mas ele se baseia nessas teorias somente para fazer suas analises, nao como um ponto de vista imutavel... ele nao defende abertamente essas questoes, mas sim as utiliza como ponto de partida, o que é interessante...

Cap 10. "Woul you Like to Hear Some Music ?" Music in-and-out-of-control in the Films of Quentin Tarantino (Ken Garner).

O autor parte de teorias comportamentais para fazer analises de alguns filmes do Tarantino. Bem interessante o texto...

o livro é uma boa leitura, eu recomendo fortemente...

abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.