Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sábado, 30 de outubro de 2010
Frankenstein PosterAinda no mesmo dia que assisti The Jazz Singer, vi Frankenstein (1931), de James Whale.

O filme foi feito ainda na transiçao (da generalizaçao) dos filmes "mudos" para "falantes". Alguns problemas tecnicos ou "circustancias especiais" causados pela generalizaçao dos filmes falados sao vistos em Frankenstein. Como objetos em primeiro plano que escondem os microfones. Cenas de um pouco mais de açao ainda limitadas, por conta dos posicionamentos dos microfones para captura das falas. entre outros.

No site (dedicado a filmes classicos de terror), a musica original é creditada à Bernhard Kaun.

Frankenstein é um grande filme.

Na primeira cena o "narrador" (que seria mais o bonimenteur, aquele que contava, ou narrava os filmes dentro da sala de cinema, até mais ou menos a primeira guerra mundial... nao que o interesse fosse se apropiar da funçao desse, mas provavelmente seria de fazer um prologo, e mostrar que a historia poderia ser algo real) alerta o publico sobre o conteudo do filme. Isso visto em cinema deveria ser realmente assustador.

Encontrei o filme dividido em 7 partes no youtube. Colei o link da parte 3 por que o youtube nao esta me deixando abrir a primeira parte. Mas é so clicar na direita e ir vendo em ordem.

Encontrei no youtube também um documentario de como foi feito o filme (ele esta dividido em 5 partes).

Ainda nas minhas procuras na internet, encontrei um curta metragem, de 1910 de Frankenstein, feito pelos Estudios Edison.



Nao da para saber se os cartoes sao adptaçoes do original. A musica do video (midi, que alguem deve ter composto e colocado) nao foi creditada. Nada no video foi creditado. Mas segundo o archive.org (onde o video esta disponibilizado para download de graça) a direçao é de J. Searle Dawley.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.