Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Para quem estuda cinema um nome obrigatorio a ter estante é o de Michel Chion. Compositor, diretor, pesquisador e escritor, Chion é responsavel por grande parte de livros de referencia sobre som no cinema. Desde os anos 80 Chion publica livros importantes como La voix au cinéma (A voz no cinéma); Le son au cinéma (O som no cinema); L'audio-vision (dificil traduzir, na verdade é uma expressao inventada por ele... em ingles eles completaram com "som na tela"); La musique au cinéma (a musica no cinema); Un art sonore, le cinéma (cinema, uma arte sonora... livro que ganhou muitos premios nos EUA); entre tantos outros tratados sobre musica eletroacustica, diretores, teoria, etc.

Nunca encontrei traduçoes em portugues de seus livros, mas alguns foram traduzidos em ingles e espanhol. Seus livros possuem muitas analises e sao bem "didaticos". L'audio-vision talvez seja seu livro mais citado por outros autores, e Un art sonore, le cinéma, começa a aparecer entre bibliografias de teoricos importantes (o livro estava esgotado desde 2008, e voltou a ser publicado so agora em 2010...).

Seu site é rico em informaçoes e Chion disponibiliza on line até mesmo um "curso de cinema", com varios artigos e materiais usados por ele em sala de aula. Vale a pena conferir. Tudo esta em frances, mas para quem estuda qualquer coisa relacionada a cinema, ler em ingles e em frances é obrigatorio.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.