Criei esse blog para servir de "diario" do meu doutorado. Colocarei aqui livros que estou lendo, sites, artigos, etc. O espaço esta aberto para discussoes, entao sinta-se livre para dar sua opiniao, sugestao de leitura, entre outras coisas.
sábado, 9 de outubro de 2010
Esta acontecendo aqui em Lyon o 2 Festival Lumière de Cinema. O festival começou dia 04/10 e vai até dia 10/10. Na programaçao inumeras sessoes de filmes, em varios cinemas da cidade, master classes, mesas redondas, palestras, encontro com diretores, uma "cidade" dentro do Instituto Lumière com dvds e livros à venda, restaurante, encontro para bate papo com especialistas, e mais uma infinidade de coisas. 

Infelizmente quando fui comprar meus ingressos, a grande maioria das sessoes ja estavam cheias, e pude comprar somente para 3 filmes. Paciencia, ano que vem compro com mais antecedencia (se o site deixar, pois ele é meio mal feito, e as vezes nao funciona direito...ano passado foi a mesma coisa).

O interessante dessas sessoes de filmes é que elas sao precedidas por algumas consideraçoes de especialistas sobre o filme em questao (ou diretor).

Bom, ontem fui ver Street Angel, de Frank Borzage. O filme é de 1928, e a copia esta em otimas condiçoes, graças a Carlottadvd, uma maison de distribuiçao de DVDs. Eles acabaram de lançar uma caixa com alguns filmes em HD de Frank Borzage, e Street Angel esta nessa leva.

A sessao de ontem foi um cineconcerto. Ou seja, a musica do filme era tocada ali, ao vivo. Essa é uma pratica muito comum por aqui, sobretudo para reviver filmes "mudos". é uma experiencia realmente diferente e interessante. E ver um filme de 1928 na grande tela é algo impressionante também. O acompanhamento e composiçao musical foi de Florian Doidy (ao piano, no canto da sala).

A musica era muito boa, bem moderna, e nao esteriotipada. O compositor encontrou saidas onde outras opçoes pareciam ser mais evidentes, como reproduzir musicas, assobios, etc, de tela (prefiro usar som in, ou "de tela" que diégético... à la Chion). Ao invez disso, ele criou ambiencias, e temas mais sutis, que se associavam às açoes. Boas escolhas, bela execuçao, boa composiçao. Um toque a mais na noite de ontem...

O filme tem imagens lindas, com varias composiçoes com sombra e também com bruma. A sequencia inicial é muito interessante, considerando que estamos em 1928, com varios travelings por todo o cenario (sem cortes).

Nao gosto de contar a historia dos filmes, mesmo uma pequena sinopse. Nao gosto, por que nao gosto de ler  sinopses também. Acaba estragando o filme, e a gente sempre cria expectativas.... o importante é saber que se trata de uma historia de amor, ambientada na Italia, com dois dos atores que formaram O casal dos filmes de Borzage, do final dos anos 20 (e começo dos 30) e também da FOX : Janet Gaynor e Charles Farrel.

Borzage também nao tem medo de contar uma historia de amor de personagens à margem da sociedade, entre vagabundos, prostitutas, circos etinerantes, etc.    


Algumas curiosidades (passadas pelo especialista em Borzage, Hervé Dumont, antes da sessao) :
- Street Angel (anjo da rua) é um dos varios nomes dados às prostititas de rua.
- O filme foi "rodado" na Italia (a historia se passa em Napole), mas acabou sendo sensurado la por Mussolini (que dizia que na Italia nao tinha prostituta de rua...)
- Na primeira sequencia, o traveling pelo cenario, a camera esta presa à uma grua construia especialmente para o filme, em madeira.

Tem para comprar na Amazon o DVD do filme.

Abraços

CH

0 comentários:

About Me

Minha foto
carlos henrique
Ver meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizações de página

Quem esta ai ?

Tecnologia do Blogger.